Contribuir
para a qualidade de vida no Paneta Terra
através de ações em prol da sustentabilidade é compromisso de todos. A
Rio + 20, como encontro mundial, proporciona uma reflexão acerca do uso
predatório dos recursos naturais, das mudanças climáticas, da perda da
biodiversidade.
Neste
contexto, em que chefes de Estado e de governo discutem ideias em relação ao
bem-estar da humanidade é essencial envolver-se nesta luta pela vida. Por isso,
a EMEF Carlos Boettcher Filho tem intensificado os trabalhos para um meio ambiente
mais sadio, em que não basta organizar a coleta seletiva de lixo, por exemplo,
sem ter a sensibilidade de observar a realidade e refletir sobre ações de
conscientização que envolvam as famílias, a comunidade, o aluno.
Direção,
professores, funcionários e alunos da Escola estão promovendo reflexões e
debates para provocar mudanças de atitudes simples do dia-a-dia: aprender que é
necessário evitar o desperdício de merenda e da água; evitar compras de
alimentos industrializados, que se consumidos em excesso são muito
prejudiciais, compartilhar espaços e negociar interesses na hora do recreio
através de brincadeiras não agressivas, constantes diálogos para promover
valores como respeito, solidariedade, justiça.
Os
alunos dos 3º ano desta Escola estão vivenciando algumas experiências práticas relacionadas
à preservação da natureza e reaproveitamento do lixo. Conforme a professora Miriam Maria Molz, “tratar assuntos ligados ao
meio ambiente e sustentabilidade na escola deve ir muito além de ensinar às
crianças que é importante preservar as águas e
ter cuidado com a terra e as florestas não jogando lixo no chão, em lugares
impróprios. É um grande erro afirmar que o futuro do Planeta Terra equilibrado
e sadio depende das crianças. Colocar a responsabilidade nas crianças para
arrumar o que está destruído é comodismo nosso. Se não mudarmos atitudes
básicas agora, não haverá futuro para as crianças viver ou consertar. Enfim,
que mundo as crianças irão encontrar no futuro?”
E
para completar: “Portanto, o meu papel de
professora é conscientizar os meus alunos para os problemas ambientais que
estão em evidência, com a esperança de se tornarem pessoas sensíveis com a
natureza que nos cerca.”
Evitar
o consumo exagerado de materiais ou alimentos industrializados e dar um destino
certo para o lixo são grandes metas a serem atingidas pela comunidade escolar
de Rio Pequeno.
(Professora Miriam Maria Molz)
Arquivo pessoal.
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