Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Angola é tema de palestra na EMEF Carlos Boettcher Filho

Educação
Angola é tema de palestra na EMEF Carlos Boettcher Filho
Professor Hilói Knod apresentou aos alunos um relato de sua viagem a Angola em maio
Sinimbu – O professor de história Hilói Knod ministrou aos alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da EMEF Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno, uma palestra sobre a sua viagem recente que fez a Angola, na África. Durante o encontro, o professor explicou um pouco das características dos habitantes da província de Kwanza Sul, a forma de organização e os costumes dos angolanos.
Em maio deste ano Hilói esteve uma semana em Angola, numa viagem a convite do governo local e pode conferir de perto como é a forma de organização. Trata-se de um país que passou por um longo período de guerra civil e que há uns dez anos está pacificado graças a um acordo dos grupos políticos locais.
A paz trouxe o olhar dos investidores internacionais que estão estudando formas de investimento no país em diversas áreas. O governo angolano está priorizando investimentos que contemplem a área social, um dos requisitos para conseguir acesso ao país africano.
“Trata-se de um modo muito primitivo de vida, especialmente das aldeias no interior. O país está em franco desenvolvimento em várias áreas. As cidades são verdadeiros canteiros de obras e o governo incentiva novos projetos, especialmente na área agro-industrial”, cita Hilói. Segundo o professor, a área de educação é muito precária. “Mais de 80% da população é analfabeta. Faltam escolas e a expectativa de vida é de 45 anos. Então, existem muitas áreas que estão necessitadas e é preciso levar conhecimento e desenvolvimento”, aponta Hilói.
Os alunos ficaram muito interessados durante a palestra e impressionados com as imagens do País. O diretor da escola, professor Rafael Schultz, ressalta que a palestra foi muito boa, ainda mais por ser um colega ex-professor da EMEF Carlos Boettcher Filho, que falou sobre uma oportunidade deste nível. “Comparando a nossa realidade de vida com a do povo da Angola é totalmente diferente, destacando a forma de moradia, a alimentação, a questão do trabalho da mulher e, o que mais me chamou a atenção foi a expectativa de vida muito baixa, em média 45 anos”, apontou Rafael.

Foto: Professor Hilói Knod ministrou uma palestra sobre sua viagem a Angola aos alunos da EMEF Carlos Boettcher Filho, de Rio Pequeno
Crédito: Rafael Schultz
 
Jornalista Jacson Miguel Stulp – MTB-RS 9692
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sinimbu
Contato: 51.8164.0023 –3708.1175

Um comentário:

  1. Show de bola, Rafael... Quando tiver algo que interessante aí da escola, manda pra gente, que a gente transforma em notícia e encaminha aos veículos.

    Abração

    ResponderExcluir