Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

I Noite de Talentos Locais

No dia 29 de outubro 2010 a EMEF Carlos Boettcher Filho realizou sua I Noite de Talentos Locais. O evento contou com a participação de vários grupos da localidade de Rio Pequeno e da escola. Veja os melhores momentos da noite registrados nas fotos.

        Teatro da Branca de Neve - 1º ano

 Cantos do 6º ano
 Coral da Comunidade Evangélica de Rio Pequeno
 Coral de Sopros de Rio Pequeno
 Danças
 OASE de Rio Pequeno
 O Guri de Rio Pequeno

 As irmãs Nelly, Elfrida e Lydia - OASE

                     Edwino e seu bandoneon
 

O Trio do Nono - alunos Jacson, Giovani e Fernando

 Poemas do 5º ano - aluno Gabriel
Espere a II Noite de Talentos Locais ...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Ação Conjunta na EMEF Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno




No dia 6 de agosto de 2010 ocorreu uma atividade especial na EMEF Carlos Boettcher Filho lembrando o Dia da Ação Conjunta do “Projeto Verde é Vida” da Afubra.
“O Planeta envia sua mensagem: não faça queimadas, faça a diferença!” foi o tema enfocado pelo palestrante Sr. Carlos Correa da Rosa, da EMATER de Sinimbu. Na ocasião, o assessor da SMECT , professor Hilói Knod, também fez-se presente, firmando-se parcerias em busca da qualidade de vida em nosso município.
Os alunos das Séries Finais do educandário foram conscientizados acerca dos prejuízos causados pelas queimadas; que o uso de tecnologias alternativas para o manejo do solo e a preservação das florestas são práticas que devem ser adotadas em nosso meio.
Esta ação conjunta favoreceu uma reflexão importante, considerando que a comunidade escolar é composta por famílias que, em sua maioria, desenvolvem atividades agrícolas. Preservar a fauna, a flora, os recursos hídricos, o solo e o ar são compromissos a serem assumidos por todas as pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida no Planeta Terra.
(Texto elaborados pelos alunos do 9° ano – Língua Portuguesa)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

ALUNOS DO 5º ANO DA EMEF CARLOS BOETTCHER FILHO FAZEM SAÍDA A CAMPO



No dia 30 de junho de 2010, os alunos da turma do 5º ano, juntamente com a professora titular, Susane Jaeger, o Diretor da Escola, Rafael Schultz, a professora Cláudia Bortoli, coordenadora do Projeto Verde é Vida na Escola e o coordenador do referido projeto na Afubra, Márcio Guimarães, saíram nos arredores da Escola para identificar árvores nativas matrizes.
As árvores nativas identificadas foram seis: canela preta (2), caroba (2), louro pardo (1) e chal-chal (1), as quais servirão para a coleta de sementes.
Algumas características foram observadas para a identificação das árvores matrizes e as mesmas receberam placas com números para identificá-las.
A atividade foi realizada com muito sucesso e dedicação por parte de toda a turma.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Escola comemora 69 anos


EMEF CARLOS BOETTCHER FILHO COMEMORA 69 ANOS

A história da EMEF Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno foi lembrada através de uma variada programação durante a semana do dia 13 de maio, data em que comemorou seus 69 anos: momentos culturais, show de talentos, gincana e homenagens às mães e famílias que integram a comunidade escolar.
Além destas atividades, os alunos foram desafiados a conhecerem a biografia do patrono Carlos Boettcher Filho, que nasceu no dia 2 de maio de 1908 em Alto Sinimbu. Em 1929 casou-se com Helma Wartchow e tiveram quatro filhos. Em 1932 chegou a Rio Pequeno e, mais tarde, doou o terreno para a comunidade, onde hoje a Escola, construída em mutirão, se localiza.
A trajetória deste educandário teve início em 1941, data base em que foi inaugurado o prédio no atual terreno. É relevante, porém, mencionar que a Escola já funcionava de 1916 a 1940 junto à Casa Pastoral da Comunidade Evangélica de Rio Pequeno, período em que vários pastores também exerciam a profissão de professores.
Em 1941 a Escola chamava-se Grupo Escolar, em 1949 passou a denominar-se Escola Particular Evangélica, em 1959, por exigência do Sínodo para conseguir verbas, chamava-se Escola Particular Evangélica Ipiranga. A encampação pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul aconteceu em 1973 passando a denominar-se E.M. Carlos Boettcher Filho; em 1993 era denominada E.M. 1º Grau Carlos Boettcher Filho e a partir de 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Boettcher Filho.
Atualmente, a Escola conta com 135 alunos atendidos por doze professores e quatro funcionários. A Direção está ao encargo do professor Rafael Schultz.
Cabe destacar que são desenvolvidos vários projetos: A união faz a Vida, Projeto Cidadão, Ludoteca, e Esportes, Música, Alemão Especial, Verde é Vida, Resgate de Memórias, Jornal Escolar, PETI.
Levando em consideração, os constantes conflitos e crises de valores na sociedade, tem-se a intenção de realimentar uma educação centrada em valores morais, éticos e de cidadania. Por isso, o projeto central “Escola, família e comunidade integradas na formação do ser humano” está sendo desenvolvido em todas as turmas e setores administrativos da Escola.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O Início

Aos apreciadores do trabalho realizado na EMEF Carlos Boettcher Filho!
Aguardem que estamos trabalhando para deixar este Blogg recheado.
Abraços.