
EMEF CARLOS BOETTCHER FILHO COMEMORA 69 ANOS
A história da EMEF Carlos Boettcher Filho de Rio Pequeno foi lembrada através de uma variada programação durante a semana do dia 13 de maio, data em que comemorou seus 69 anos: momentos culturais, show de talentos, gincana e homenagens às mães e famílias que integram a comunidade escolar.
Além destas atividades, os alunos foram desafiados a conhecerem a biografia do patrono Carlos Boettcher Filho, que nasceu no dia 2 de maio de 1908 em Alto Sinimbu. Em 1929 casou-se com Helma Wartchow e tiveram quatro filhos. Em 1932 chegou a Rio Pequeno e, mais tarde, doou o terreno para a comunidade, onde hoje a Escola, construída em mutirão, se localiza.
A trajetória deste educandário teve início em 1941, data base em que foi inaugurado o prédio no atual terreno. É relevante, porém, mencionar que a Escola já funcionava de 1916 a 1940 junto à Casa Pastoral da Comunidade Evangélica de Rio Pequeno, período em que vários pastores também exerciam a profissão de professores.
Em 1941 a Escola chamava-se Grupo Escolar, em 1949 passou a denominar-se Escola Particular Evangélica, em 1959, por exigência do Sínodo para conseguir verbas, chamava-se Escola Particular Evangélica Ipiranga. A encampação pela Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul aconteceu em 1973 passando a denominar-se E.M. Carlos Boettcher Filho; em 1993 era denominada E.M. 1º Grau Carlos Boettcher Filho e a partir de 1999, Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Boettcher Filho.
Atualmente, a Escola conta com 135 alunos atendidos por doze professores e quatro funcionários. A Direção está ao encargo do professor Rafael Schultz.
Cabe destacar que são desenvolvidos vários projetos: A união faz a Vida, Projeto Cidadão, Ludoteca, e Esportes, Música, Alemão Especial, Verde é Vida, Resgate de Memórias, Jornal Escolar, PETI.
Levando em consideração, os constantes conflitos e crises de valores na sociedade, tem-se a intenção de realimentar uma educação centrada em valores morais, éticos e de cidadania. Por isso, o projeto central “Escola, família e comunidade integradas na formação do ser humano” está sendo desenvolvido em todas as turmas e setores administrativos da Escola.